AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, 100 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS MARCANTES

AFC 100 anos
América 100 anos de muitas glórias (Foto: Alexandre Martins)
Há exatos 100 anos, no dia 14 de julho de 1915 surgia América Futebol Clube. Fundado por um grupo de jovens estudantes, comerciários funcionário públicos, onde se reuniram na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu 565 (antiga rua da Palha), na Cidade Alta, em Natal (RN).
A homenagem pela escolha do América se deu ao continente americano, As cores inicialmente eram azul e o branco, mas em 1918 com a personificação Jurídica, o clube deixou  de  lado a cor o azul para se transformar na atual cor, o vermelho. Para entendermos um pouco sobre essa “personificação”. No dia 3 de junho de 1918, o Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Portanto tudo se deu através da “Bola Furada”.
Muitos historiadores apontam o ABC como clube mais antigo do estado, legalmente, salienta Carlos Roberto de Miranda, o América foi o primeiro clube a se registrar juridicamente. No dia 2 de julho de 1918, ele apresentou o estatuto e no dia 3 de julho foi efetivado o registro final. O ABC só veio a se legalizar para fins jurídicos no dia 3 de dezembro de 1927.
Primeiro Clássico Rei
O primeiro Clássico Rei foi registrado pelo Jornal A República, como o segundo jogo oficial do ABC. Aconteceu no dia 26 de dezembro de 1915, contra o América-RN, que se tornaria seu rival. O jogo foi disputado no campo de terra, onde hoje se encontra a Praça Pedro velho – “Praça Cívica -, na época era chamado de Vila Cincinato. O placar foi 4 a 1 para os Alvinegros, comGOLS de Mousinho (2), Bigois e Nóbrega, já Neco descontou para os rubros.
O América-RN com Siqueira I, Lélio, Gato, Carvalho, Galo, Antônio, Barros, Siqueira II, Neco, Garcia e Pipio. Reservas: Revorêdo, Lopes e Tupy. O ABC foi formado por Avelino (Lili), Batalha, Borges, Cabral (Tarugo), Paraguay, Freire, Bigois, Moacyr, Mandu, Nóbrega e Mousinho. Reservas: Baluá, Elissozio e Bill.
O Árbitro da partida foi Júlio Meira e Sá, auxiliado pelos bandeiras Manoel Gomes e Aguinaldo Fernandes. O curioso dessa partida foi que o ABC entrou em campo com o time reserva (segundo quadro) e o América com sua equipe principal (primeiro quadro).
O primeiro campeão Potiguar
Com o surgimento dos primeiros clubes organizados, em 1918 ocorreu também à fundação da Liga de Desportos Terrestres (equivalente hoje a Federação Norte-riograndense de Futebol), mas o primeiro campeonato oficial foi realizado apenas em 1919, do qual o América-RN sagrou-se o grande campeão. Três anos mais tarde, o clube conquistou seu segundo troféu, e em 1926 abriu o caminho para o primeiro bicampeonato. Na década de 50, a equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais duas ocasiões: 1951 a 1952 e 1956 a 1957. Nessa coleção de troféus, destacam-se, portanto, o tetracampeonato de 1979 a 1982 e o tricampeonato de 1987 a 1989.
O sofrimento e angustia para sair da fila de nove anos. O último título do América tinha sido em 2003 em cima do Corintians de Caicó. Em 2012, o clube Alvirrubro venceu seu arquirrival ABC em dois jogos – Nazarenão 2×1 e Frasqueirão 2×0 -, consagrando-se Campeão
Campeão Centenário
12
América-RN conquista o título de Campeão Centenário (Foto: Diego Simonetti/Blogdomajor)
Ao todo, o Mecão já conquistou 35 troféus de campeão Potiguar. Mas tem um deles que vai ficar na história do clube. Foi o título de Campeão Centenário. Ainda mais sendo em cima do seu arquirrival ABC e na casa deles (Maria Lamas Farache “O Frasqueirão”). A partida foi realizada no sábado dia 2 de maio de 2015 e terminou 1 a 0. O curioso disso tudo foi que o autor doGOL, o zagueiro Flávio Boaventura, chegou ao clube sendo injustiçado, pelo fato de ter jogado no ABC, mas aos poucos foi ganhando respeito e o carinho da torcida americana. O Alvirrubro faturou o bicampeonato potiguar 2014 e 2015.
Cenário Nacional
Nos anos de 1970, o América Futebol Clube marcou presença em campeonatos brasileiros. Em 1973, o clube conquistou o campeonato Norte-Nordeste, conhecido como “Taça Almir”. Foram sete jogos só de ida. O time obteve 4 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Obtendo 11GOLS pró e sofrendo 4 gols. Foi nesse mesmo ano que o Mecão participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série A, que na época era chamado de “Taça Brasil”, ficando em 25º lugar, dentre os 40 times que disputavam a competição. O time base era: Ubirajara; Ivan Silva, Scala, Mário Braga e Cosme; Paúra, Garcia e Hélcio Jacaré; Almir, Santa Cruz e Gilson Porto. Técnico: Sebastião Leônidas.
centenário 1
América-RN conquista título da Copa do Nordeste, em 1998 (Foto: Alexandre Martins)
O time potiguar voltou ao cenário brasileiro nas décadas de 90. Em 1996, o Alvirrubro conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, sendo vice-campeão da segunda divisão. Ficando na elite do futebol brasileiro até 1998 – ano da maior conquista do América-RN conquistando a Copa do Nordeste, em cima do Vitória-BA por 3 a 1. OsGOLS do foram marcados por Biro Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca (pênalti), enquanto que Flávio descontou para o rubro-negro baiano.
Escalação:
América: Gabriel, Gilson, Paulo Roberto (André Luiz), Lima e Rogerinho (Bruno Lima); Montanha, Carioca, Moura e Biro Biro, Paulinho Kobayashi e Leonardo (Wanderley). Técnico: Arturzinho.
Vitória-BA: Sérgio; Paulo César (Donizete Amorim), Flávio, Fábio Bilíca e Esquerdinha; Donizete Oliveira, Preto, Fernando (Evando) e Kléber (Alex); Agnaldo e Petkovic. Técnico Hélio dos Anjos.


Fonte Blog do Major

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário