ADESPP


História

A ADESPP (Associação Desportiva São Paulo do Potengi) foi fundada na década de 90 pelo desportista José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), juntamente com um grupo de amigos nos quais podemos citar José Almir o Bila (in memorian), Zé Quirino (in memorian), Moésio Lopes, Toinho Evangelista, Zé Lindalrio, Apriginho, Alberício, Jailson Diniz, dentre outros. Durante os nos 90 a entidade promoveu inúmeras competições que movimentava o futsal e o futebol potengiense. No fim dos anos 90 a ADESPP parou com as atividades. Em 05 de janeiro de 2015, Elias Alves e Joelson França tomaram a iniciativa de convidar um grupo de amigos amantes do esporte e resolveram reativar a ADESPP. Podemos citar Emerson Madson, Adeyton Lira, Moésio Lopes, Eugênio Cabeleiro, Edvaldo Medeiros, dentre outros. O grupo pensou em voltar a ADESPP de forma mais ativa onde a instituição além de organizar e promover competições pudesse também ser uma equipe que pudesse disputar certames a nível regional e estadual em várias modalidades e categorias esportivas com o intuito de resgatar o respeito do nome São Paulo do Potengi no cenário esportivo estadual.

Atualmente a instituição tem a frente, Joelson França como presidente. Desde 2015 quando a instituição passou a ser equipe, conquistou alguns títulos e fez boas participações em diversas competições:

Títulos e colocações

Adulto

2015: Campeão da Copa Potengi de Futsal

2016: Não participou de competições

2017: Campeão Regional da Taça CIFOP de Futsal 
          3º Lugar no Campeonato Norteriograndense de Futsal
          3º Lugar da Copa Natalina (Regional de Serra Caiada)

2018: Campeão Municipal da Taça de Férias de Futsal
          5º Lugar da Copa Potengi de Futsal
          3º Lugar do Regional de Futsal de Riachuelo
          3º Lugar do Regional de Futsal de Angicos
          7º Lugar da Copa Nafisa - Santa Cruz   
          3º Lugar da Copa Natalina (Regional de Serra Caiada)
          5º Lugar do Regional de João Câmara

2019: Campeão Regional da Taça CIFOP de Futsal
          3º Lugar da Copa Potengi de Futsal
          3º Lugar da Copa Verão AcessPlus
          4º Lugar Liga Norteriograndense de Futsal


Feminino
Bi-campeão da Copa Potengi de Futsal Feminino - 2018 e 2019

Sub-15
Campeão do regional de Tangará - 2019

Sub-20 
5º Lugar na Taça Brasil de Futsal realizada em agosto de 2018 em Cachoeiro do Itapemirim/ES





Significado do símbolo


A estrela amarela sobre o símbolo representa a presença viva de São Paulo do Potengi no cenário esportivo estadual. Enquanto a ADESPP existir, o esporte por aqui jamais morrerá. 

A cor predominante azul celeste é uma alusão ao Profeta das Águas Monsenhor Expedito que sempre acompanhava o esporte de nossa cidade. O azul além de remeter a cor celestial também lembra a água, uma das buscas incansáveis do nosso eterno pároco para o povo potengiense.

As estrelas menores ao lado da bola, representa a potencialidade de revelar sempre bons jogadores desde as categorias de base. A prova recente disso que a ADESPP exportou três atletas potengienses para o futsal paranaense. 

A bola ao centro representa a paixão do povo potengiense pelo futsal, futebol e pelo esporte em geral. Por aqui, isso é uma espécie de  mística popular, fator de identidade local. O potengiense, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção. Jogar, torcer, assistir, ouvir, não importa como, o que vale é de alguma forma participar do jogo.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Coméntários

Nenhum comentário:

Postar um comentário