Um pouco da historia do botafogo de formigueiro da cidade de barcelona


Sociedade Esportiva BOTAFOGO DO FORMIGUEIRO Futebol Clube
Sítio Formigueiro – Barcelona/RN – 59410-000

Insatisfeito com as poucas oportunidades de jogar no clube denominado Flamengo da comunidade rural do Formigueiro município de Barcelona, três jovens Ranulfo Vicente, Djalma Souza e Canindé Câmara resolveram criar um outro clube naquela comunidade. Enviaram uma carta a um amigo que viajara para o Rio de Janeiro e solicitaram que conseguisse um uniforme. 

Meses depois receberam um uniforme e este era um uniforme do Clube de Regatas Botafogo do Rio de Janeiro. Sem qualquer outra opção naquele momento resolveram batizar o clube de Botafogo que aos poucos foi conquistando adeptos e grandes atletas. É bem verdade que o uniforme era já bastante usado, camisas surradas pelo tempo, curtas deixando à mostra o umbigo dos atletas os qual virou chacota por parte dos rivais que zombavam do Botafogo chamando time de pagão. Termo comum na região para denominar pessoas que usavam camisas curtas deixando à mostra o umbigo, não que fosse moda mais era o que as condições financeiras permitiam naquela época. 

A História consta que o time chamava a atenção de todos ficando 14 jogos invencíveis o que contribui para o fracasso do arquirrival Flamengo que anos depois fechou as portas desaparecendo do cenário do esporte do município. No início dos anos 2000 o Botafogo passou por uma enorme crise interna e o dono das terras sede e campo do Botafogo, Luiz Gonzaga (Luizinho de Zé de Fogo) convidou dois jovens para tentar resgatar e dar continuidade gloriosa história do alvinegro Formigueirense. Jarles Câmara e Arimater juntamente com grande amigos Luizinho, Ansiel, Erivan Câmara, Flávio Simplício juntamente e o Fundador Ranulfo Vicente entre outros grandes amigos assumiram o comando do Botafogo. 

Naquele instante Arimater propôs uma identidade própria para o Botafogo. Essa identidade entre outras coisas institui a criação de um escudo próprio, de um hino próprio e nome a partir daquele momento passou a ser registrado como Botafogo do Formigueiro o que faz alusão tanto a comunidade sede, quanto ao nome dos donos das terras (pai de Luizinho) o senhor Zé de Fogo.

A partir daquele instante o Botafogo do Formigueiro tem identidade própria quebrando toda relação que antes existia de ser homenagem ao Botafogo do Rio. Somos Botafogo do Formigueiro, tão independente quanto Botafogo da Paraíba e Botafogo de Ribeirão Preto. Botafogo do Formigueiro é assim que somos e gostamos de ser tratado.

Títulos do Botafogo do Formigueiro
2015 - Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
2014 - Campeão do Torneio de 32º aniversário do Botafogo do Formigueiro - Troféu Zé de Fogo (22/06/14)
2013 - Lide do Ranking Potengi Esportes
2013 - Campeão do Torneio Israel Mafra
2011 - Campeão Municipal - Barcelona
2011 - Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
2010 - Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
2009 -Vice-Campeão Municipal - Barcelona
2009 -Vice-Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
2008 - Vice-Campeão do Torneio da Amizade em São Paulo do Potengi
2004 - Campeão do Torneio de aniversário do Botafogo do Formigueiro - Troféu Ranulfo Vicente.
1995 - Vice-Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
1994 - Vice-Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
1992 - Campeão do Torneio do dia do Trabalhador
1990 - Vice-Campeão Municipal - Barcelona
1983 - Vice-Campeão Intermunicipal da região Potengi
Obs: Boa parte das conquistas do Botafogo ficaram no anonimato uma vez que não foi feito registros. Tendo como base a galeria de troféus o Glorioso Formigueirense exibe em sua coletânea mais de 20, sendo que parte dessa história gloriosa perdeu-se no anonimato.
Sociedade Esportiva Botafogo do Formigueiro


Informações do Facebook de Arimater Sousa 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário