Potengi Esportes homenageia personalidades que contribuiram para o futsal de São Paulo do Potengi

Antes da bola rolar na primeira partida do Circuito Potengiense de Futsal a Potengi Esportes prestou uma homenagem a 10 pessoas que representam várias gerações do futsal de nossa cidade e que contribuíram para o engrandecimento desse esporte.

Histórico:
São Paulo do Potengi sempre teve destaque a nível estadual no futsal. Nas décadas de 70, 80 e 90 a nossa seleção era praticamente imbatível em solo potengiense. Tivemos confrontos memoráveis na antiga quadra de esportes, jogos inesquecíveis, jogadas, lances e gols que fizeram o torcedor vibrar e se emocionar.
Com a vinda da Rádio Potengi, teve início a Copa Potengi de Futsal, onde no início do ano tornava nossa cidade como a capital estadual do futsal. Grandes craques de ABC, América, AABB, e equipes de outros estados. Podemos citar alguns de muitos que brilharam atuando em São Paulo do Potengi: Cacau, Acidesio, Jailton, Juan, o saudoso Rabicó dentre outros. Ponte Preta, Corinthians, CLR, Piastra, Revemac e mais recente o É o bicho foram às equipes de maior tradição e destaque em nosso município.
 A Potengi Esportes tem orgulho de homenagear algumas pessoas que fizeram parte dessa história. Atletas que representam toda uma geração. Sabemos que são muitos os que contribuíram, mas selecionamos 10, que receberão uma simples homenagem, mas representando todos os outros atletas de sua época.


São eles:

1º:  MELQUIADES
Melquiades  - Grande jogador de futebol e futsal que muitas vezes se deslocava a pé para outras cidades para jogar. Melquiades  atuou no futsal com Chiquinho de Bela, João de dum, Dodoca, Chicão do Correio, Zé de Caboca, Pinha, dentre outros.
Melquiades por motivo superiores não pode comparecer o evento, mas a comenda será entregue posteriormente.

2º: ERIVAN
Erivan Bolinha – Um dos maiores goleiros da região Potengi, se destacou durante anos no Futebol e no Futsal. Erivan representa todos os grandes goleiros que brilharam em São Paulo do Potengi. Elias Alves, João Cabral, Júnior Urso, dentre outros.


Paulinho entregando a placa em homenagem a Erivan


3º JOSÉ ANTÔNIO QUIRINO.
Zé Quirino: Desportista bastante conhecido do torcedor potengiense. Zé Quirino chegou a fazer testes no Palmeiras de São Paulo. Defendeu várias vezes a seleção de nossa cidade em competições como o Matutão e o Interiorano de futsal, sendo várias vezes campeão e por 03 vezes ficou entre os melhores do estado. Zé, também atuou em vária copas Potengi. entre as principais equipes que atuou está o Piastra, a Revemac e o Bahia de Campestre. Zé representa a geração de Totonho, Toinho Evangelista, Rubens, Resende, João da Revemac, Batista, etc.



Daliana (filha de Zé Quirino) representando seu pai


4º PAULO EVANGELISTA DE MEDEIROS
Paulinho – Grande goleiro de futsal, e um cidadão exemplar. Paulinho é professor, mas  durante muitos anos jogou em diversas equipes de nossa cidade, em destaque a Revemac. Paulinho é um exemplo de superação no esporte que prova que a força de vontade supera qualquer deficiência.



Paulinho - recebendo a homenagens pelas mãos de Miliano


5º JOBSON MOTA DA SILVA
Jobinho – Atleta consagrado em São Paulo do Potengi e no estado do Rio Grande do Norte. Jobinho começou na Ponte Preta, depois jogou no Corinthians e Piastra. Como profissional atuou em equipes como AABB, Bandern, Bandepe de Recife dentre outras. Jobinho foi duas vezes eleito o melhor ala do campeonato interiorano de futsal. Também pelo conhecido time do Bahia de Campestre e atuou pela seleção de nossa cidade conquistando vários títulos como interiorano e Copa Potengi. Jobinho representa a geração de Chula, Jairo, Milson, Valmir, Badu e companhia.


Alberício entregando a homenagem e Jobinho



6º ARNALDO PEREIRA DO LAGO NETO
Arnaldinho deus seus primeiros passos no Piastrinha, depois atuou no Piastra e Seleção de São Paulo do Potengi, CLR, ABC de Natal já como profissional. Arnaldinho como profissional também atuou em equipes de Goiás, Santa Catarina e Rio grande do Sul, com destaque para a Perdigão. Arnaldinho representa a geração de Marquinhos, Zean, Netinho, Vetinho, dos goleiros Fabinho e Hudson dentre outros.



Dedé passando as mãos de Arnaldinho a placa em sua homenagem




7º FABIANO FREIRE
Biano – começou na antiga Casa grande e ainda criança foi revelação dos Jogos Estudantis. Biano se destacou na equipe do É o bicho sendo inúmeras vezes campeão em várias competições que disputou. Biano além de atuar em São Paulo do Potengi, atuou e foi campeão em mais de 10 cidades da região Potengi. Biano representa a geração de Jefinho Potengi, Ziel Bola, Jadson de Zé Miguel, Kaká Paredão, Adson, Cajú, Nadin, Andrier, etc.

Sivério Alves e Biano


8º APRÍGIO RODRIGUES NETO
Apriginho além de atleta, sempre foi um dos apoiadores do Futsal em nossa cidade, principalmente com o Piastra, time que marcou época em nossa cidade onde contou com a participação de diversos atletas renomados a nível de Brasil, como Cacau, Jailton, Acidesio, Beto Trigueiro, etc. Apriginho recebe esta homenagem em nome de todos os abnegados pelo esporte, que investem e patrocinam este magnífico esporte.



Helder (representando seu pai Apringinho) ao lado de Edvaldo Medeiros


9º LUIZ ALBERÍCIO JÚNIOR
Alberício desenvolveu no início dos anos 90 um excelente trabalho de categoria de base. Os meninos do chamado PIASTRINHA, recebiam treinamento, tático e técnico, disputando competições municipais e estaduais. A potengi Esportes tem dois membros que trabalharam com Alberício nas categorias de base: Jefinho e Joelson. Em nome de Alberício a Potengi Esportes parabeniza a todos aqueles que já fizeram esse trabalho como Jailson Diniz, Carlinhos de Dona Didi, Toinho de Avani, Golinha Pintor, Eugênio Sampaio, dentre outros.







Eugênio Sampaio e Alberício



10º JOSÉ EDILSON DE MEDEIROS

Didi – pequeno no tamanho, mas gigante como atleta. Assim era DIDI. Atleta super versátil que se destacou pela seleção de futsal de São Paulo do Potengi como goleiro. Suas grandes defesas, na antiga quadra de esportes, no Ginásio Aluísio Alves em outras praças esportivas ainda estão gravadas na mente de muitos torcedores. No dia 11 de setembro de 2004, Didi foi chamado para a casa do pai, mas permanece eternizado no coração de familiares, amigos e desportistas. Em nome do saudoso Didi a Potengi Esportes também homenageia todos os atletas que já se foram.





Filha e Mãe do saudoso Didi recebendo a homenagem pelas mãos de Assis Araújo


A Potengi Esportes em nome do povo potengiense homenageia a agradece a todos que contribuíram para o fortalecimento do futsal, pelo incentivo e as muitas emoções que eles proporcionam ao torcedor. 


Trabalho de pesquisa: Joelson França  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário