O Amor do Potengiense pelo Futsal

Por: Joelson França

O Futsal, é em nossa cidade mais que um esporte, é uma mística popular, fator de identidade da nossa terra. O potengiense, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção. Jogar, assistir, ouvir, não importa como, o que vale é de alguma forma participar do jogo.


São Paulo do Potengi sempre teve destaque a nível estadual no futsal. Nas décadas de 70, 80 e 90 a nossa seleção era praticamente imbatível em solo potengiense. Tivemos confrontos memoráveis na antiga quadra de esportes, jogos inesquecíveis, jogadas, lances e gols que fizeram o torcedor vibrar e se emocionar.





            
          Grandes craques de ABC, América, AABB, e equipes de outros estados atuaram em São Paulo do Potengi. Podemos citar alguns de muitos que brilharam atuando nas nossas quadras: Cacau, Acidesio, Jailton, Juan, Charles, Reverson, Biro-Biro, Patrocínio, Beto Trigueiro, Zé Quirino, Jobinho, Milson, Arnaldinho, o saudoso Rabicó, dentre outros. Ponte Preta, Corinthians, CLR, Piastra, Revemac e mais recente o É o bicho foram às equipes de maior tradição e destaque em nosso município. 

          Em 2015 se inicia uma nova história, surge uma nova equipe comandada por Elias Alves e seu filho Elias Júnior (Júninho Fox) a ADSPP (Associação Desportiva de São Paulo do Potengi). O objetivo deste projeto é de resgatar o futsal de São Paulo do Potengi fazendo um trabalho mesclando experiência e renovação para  colocar nossa cidade novamente como potencia do futsal a nível de estado. o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, além de um grupo de pessoas amantes do esporte.


HISTÓRIA DA COPA POTENGI


A Copa Potengi de Futsal foi realizada pela primeira no início dos anos 90,  na antiga Quadra de Esportes em São Paulo do Potengi. A competição foi idealizada pelo então Deputado Estadual Tarcísio Ribeiro que era o proprietário de uma emissora de Rádio recém-implantada (na época) no município. 





A cada ano que passava a competição ia se consolidando com a participação de grandes equipes, craques de várias partes do estado e até mesmo de outras regiões do país. Devido à participação de jogadores renomados, a competição caiu na graça do torcedor que lotava a antiga quadra para ver partidas super disputadas com belas jogadas e lances de classe e habilidade proporcionando emoção a todos os presentes.

Hoje a competição está na sua 21ª edição e é organizada por José Almir (Bila) em parceria com a Web Rádio São Paulo (emissora oficial). A Copa Potengi de futsal atualmente é realizada no ginásio Aluízio Alves no centro de São Paulo do Potengi e é sinônimo de Tradição além de ser tida para muitos como a maior competição de futsal do Interior do estado.

















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário