REGULAMENTO DA 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI.

REGULAMENTO
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
ART. 1º - Este regulamento técnico é o conjunto das disposições, que rege a 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI.
ART. 2º - A 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI será regido pelas regras atuais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em tudo que não contrariar este regulamento técnico e específico para esta competição.

CAPÍTULO II
DO OBJETIVO E PARTICIPAÇÃO
ART. 3º - A 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI tem como objetivos:
a)    Promover uma competição organizada e competitiva para os blocos carnavalescos da cidade em substituição ao antigo Torneio dos blocos que era realizado sempre nas sextas-feiras de carnaval;
b)    Democratizar a prática do esporte e lazer, como instrumento de integração entre atletas, dirigentes, foliões, torcedores e colaboradores;
c)    Valorizar os blocos carnavalescos e o Carnaval de São Paulo do Potengi;
d)    Valorizar e divulgar os blocos através do esporte nas redes sociais, blogs e outras tecnologias.
ART. 4º - A 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI contará com a participação de 08 equipes.
ART. 5º - Cada equipe deverá inscrever no máximo 15 (quinze) atletas considerados como membros do bloco.
§ 1º - As inscrições serão gratuitas;
§ 2º - Cada equipe poderá inscrever no máximo 03 (três atletas) que não são membros do bloco, para reforçar seu elenco de jogadores;
§ 3º - Após a entrega da Ficha de Inscrição dos atletas, não haverá cancelamento nem troca das inscrições efetuadas;
§ 4º - As inscrições poderão ser feitas até o término da primeira fase da competição;




CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO
ART. 6º - A 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI será promovido e organizado pela ADESPP (Associação Desportiva São Paulo do Potengi), com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi.
§ 1º - Entre as responsabilidades da ADESPP estão:
a)    Organizar a competição;
b)    Inscrever e tornar aptos os atletas;
c)    Programar previamente a tabela da competição com data, local e horário das partidas;
d)    Promover e zelar pelo bom andamento da competição;
§ 2º - A ADESPP conta com um conselho disciplinar. Entre as responsabilidades do conselho disciplinar estão:
a)    Julgar e punir os casos de indisciplina que ocorrerem fora ou dentro de quadra que tenha sido observado por qualquer membro da ADESPP, árbitro ou conselho Disciplinar independente do atleta está atuando ou não;
b)    Analisar e julgar os casos de protestos durante a competição;
c)    Atuar nos julgamentos com total lisura e imparcialidade;
d)    Avaliar a atuação dos árbitros e auxiliares;
e)    Punir os árbitros e auxiliares caso seja necessário.
§ 3º - O Conselho Disciplinar tem autonomia para realizar reuniões e julgar casos de indisciplinas que ocorram durante a competição.
ART. 7º - A 1ª COPA DE FUTSAL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE SÃO PAULO DO POTENGI, será realizado no período de 1º a 05 de fevereiro de 2016. As datas, e horários e locais das partidas serão divulgados pela organização da competição.
§ 1º - Na primeira fase as partidas terão duração de 30 (trinta) minutos, sendo dois tempos de 15 (quinze) minutos com 05 (cinco) minutos de intervalo. Nas fases seguintes as partidas terão duração de 40 minutos, sendo dois tempos de 20 (vinte) minutos;
§ 2º - Cada equipe terá direito há dois tempos técnicos por partida, sendo um em cada tempo do jogo. O tempo técnico terá duração de 01 (um) minuto, e sua solicitação é opcional. Cada treinador de equipe receberá no início da partida o ticket de tempo técnico que deverá ser entregue ao mesário quando o mesmo desejar utilizá-lo;
§ 3º - As partidas de abertura e da fase mata-mata poderão ter local, datas e horários alterados caso seja necessário de acordo com a organização. A organização da competição comunicará aos interessados com antecedência.
§ 4º - O tempo de tolerância será de 10 (dez) minutos, começando a ser cronometrado a partir dos horários descritos na tabela da competição;
§ 5º - A equipe que não comparecer para disputar uma partida programada ou comparecer com atraso no horário previsto em tabela, para início do jogo (salvo motivo comprovado de força maior) será declarada perdedora por WO. A equipe que provocar o WO ficará suspensa da edição 2017 da desta competição;
§ 6º - Cada equipe deverá pagar uma taxa por jogo no valor de R$ 10,00 (dez reais) para ajudar a custear as despesas com a arbitragem;
ART. 8º - A escalação da arbitragem ficará a critério da ADESPP, sem o veto das equipes participantes.
ART. 9º - Durante a competição os árbitros têm autoridade soberana para agir no transcorrer da mesma sempre respeitando a ética e a disciplina independente do atleta está atuando ou não.
ART.10 - O número de substituições durante uma partida é ilimitado.
ART. 11 - As equipes deverão atuar uniformizadas (camisa, calção e meias) sendo obrigatória a padronização das camisas e calções.
ART. 12 - Somente poderão permanecer no banco de reservas, além dos atletas suplentes, 02 dirigentes sendo: 01 técnico e 01 auxiliar, devidamente inscritos na súmula da partida.


ART. 13 - Cada equipe poderá relacionar na súmula da partida o número máximo de 12 (doze) atletas, desde que estejam presentes dentro de quadra, uniformizados, com todas as camisas numeradas sem repetição de número.

ART. 14 - Após o preenchimento da súmula pelo mesário da partida, o capitão da equipe assinará a mesma. Após o capitão assinar não será permitido mais acrescentar nenhum atleta a súmula. Só poderão atuar na partida os atletas que estiverem presentes e inscritos na súmula.

ART. 15 - A equipe que se julgar prejudicada poderá protestar o resultado de uma partida até 24 horas após o seu encerramento, por petição que contenha as razões do protesto, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Se a equipe que requereu o protesto tiver parecer ao seu favor, após julgamento e decisão dos membros do Conselho Disciplinar o valor será devolvido, caso contrário não haverá devolução.

ART. 16 - O atleta que receber 03 (três) cartões amarelos estará suspenso da próxima partida.
§ 1º - Os cartões serão zerados após o término da primeira fase.


ART. 17 - Em caso de punição com cartão vermelho o atleta cumprirá a suspensão de um jogo. (no mínimo).
§ 1º - Em caso de expulsão, seja de atleta, treinador ou auxiliar, o mesmo terá que ficar fora da quadra no lado oposto do banco de reservas de sua equipe.

ART. 18 - Todo caso de expulsão relatado em súmula ou algum caso de indisciplina observado pelos árbitros, membros da comissão será julgado pelo Conselho Disciplinar, podendo o atleta ser suspenso por uma ou mais partidas. As punições servirão para futuras competições promovidas pela ADESPP caso não se aplique na competição atual. Caso o atleta tenha punições de competições anteriores, promovidas pela ADESPP o mesmo terá que cumpri-las;

§ 1º - A data, hora e local do julgamento, bem como os interessados, serão divulgados pela Comissão.

§ 2º - O Atleta envolvido pode participar juntamente com um dirigente do julgamento e apresentar sua defesa.

§ 3º - O resultado do julgamento deverá ser redigido em forma de ato disciplinar, impresso, assinado e entregue ao represente do clube, sendo que uma cópia fica nos arquivos da ADESPP.

ART. 19 - Após o resultado de qualquer julgamento que ocorra nesta competição, não caberá a nenhum clube, jogador, torcedor ou outra pessoa qualquer, entrar na justiça comum ou desportiva. O clube pode recorrer apenas solicitando um novo julgamento em forma de protesto e apresentando provas mais concretas do fato em julgamento. A data do novo julgamento será marcada pelo Conselho Disciplinar, não havendo necessidade de se paralisar a competição aguardando o resultado.

ART. 20 - O atleta ou dirigente que praticar agressões físicas contra outro atleta, árbitros ou membros da comissão organizadora será eliminado da competição e suspenso por no mínimo 02 anos (de acordo com parecer do conselho disciplinar) de qualquer evento esportivo promovido pela ADESPP. Se a agressão for moral, será julgada pelo Conselho Disciplinar, que pode suspender o atleta por uma ou várias partidas, além de um período estabelecido.
ART. 21 - Qualquer partida, em virtude de mau tempo, uso do Ginásio para eventos da Prefeitura Municipal, de outras instituições caso tenha sido cedido pela mesma, ou por outro motivo de força maior, poderá ser adiada pela Comissão Organizadora, desde que este se faça até 02 (duas) horas antes do seu início, dando ciência da decisão aos representantes das equipes interessadas e ao árbitro da partida.
§ 1º - Quando a partida for adiada, conforme o estabelecido neste artigo, a Comissão Organizadora marcará uma nova data para a realização da mesma.
§ 2º - Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa quando ocorrerem os seguintes motivos:
            1) falta de garantia para o bom andamento da partida;
            2) mau  estado  do campo,  que  torne  a  partida  impraticável ou perigosa;
            3) falta de iluminação adequada;
            4) conflitos ou distúrbios graves, no local do jogo.
            5) procedimento contrário à disciplina por parte dos componentes das equipes e / ou de suas torcidas.

ART. 22 - A ADESPP não se responsabiliza por acidentes ocorridos, antes, durante ou após os jogos, ficando a responsabilidade por conta dos dirigentes de cada equipe que o atleta atue. Também não se responsabiliza por alimentação e transportes das equipes e nem por objetos deixados nos vestiários e arredores dos locais das partidas.
ART. 23 - É de inteira responsabilidade das equipes o acompanhamento do número de cartões dos seus atletas

ART. 24 - Caso os uniformes das equipes sejam iguais, ou haja semelhança de cores, a equipe mandante (a esquerda da tabela) terá a preferência de atuar com seu uniforme, ficando a responsabilidade de trocar de uniforme ou utilizar coletes cedidos pela comissão organizadora da equipe adversária.

ART. 25 - O atleta, dirigente ou torcedor que danificar propositalmente qualquer banner publicitário, móveis, objetos ou estrutura do ginásio, terá que arcar com o valor em dinheiro do referido objeto danificado no prazo máximo de 24 horas, caso contrário será eliminado da competição e suspenso por no mínimo 365 dias de qualquer competição esportiva promovida por esta entidade.


CAPÍTULO IV
DA FORMA DE DISPUTA
ART. 26 - A competição será disputada com a participação de 08 equipes divididas em dois grupos de 04, jogando entre si dentro deu grupo, classificando-se as 02 primeiras de cada grupo para a fase semifinal. Na semifinal os confrontos serão o 1º do grupo A X 2º do grupo B e o 1º do grupo B X o 2º do grupo A. Os vencedores farão a grande final. 
ART. 27 - A primeira fase da competição será regida pelo sistema de pontos corridos, obedecendo aos seguintes critérios de pontuação:
Vitória – 03 pontos   -   Empate – 01 ponto     -    Derrota – 00 ponto.




ART. 28 - Os critérios para desempate, em caso de 02 (duas) ou mais equipes terminarem em igualdade de pontos na primeira fase da competição são dos seguintes:
a)    Número de vitórias
b)    Confronto direto
c)    Menor número de gols sofridos
d)    Saldo de gols
e)    Gols pró
f)     Menor número de cartões amarelos
g)    Menor número de cartões vermelhos
h)    Sorteio

ART. 29 - Nas fases de confronto direto eliminatório, caso a partida termine empatada haverá prorrogação com dois tempos de 05 (cinco) minutos sem intervalo, persistindo o empate a decisão será por cobranças de pênaltis sendo 05 (cinco) cobradores por cada equipe. Após as cinco cobranças de cada lado, se o placar continuar empatado, as cobranças continuarão alternadas até que haja um vencedor. Mesmo que o jogador não tenha atuado na partida poderá participar das cobranças de pênaltis.


CAPÍTULO V
DA PREMIAÇÃO
ART. 30 - A premiação será distribuída da seguinte forma:
            CAMPEÃO: Troféu e a quantia de R$ 300,00 (trezentos reais);
a)    VICE-CAMPEÃO: Troféu e a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais).

CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ART. 31 - A participação de atletas que se mostrarem com sintomas de embriaguez não será permitida, salvo avaliação e autorização do árbitro onde o mesmo considere que o atleta encontra-se apto a prática esportiva. O árbitro poderá interromper a partida a qualquer momento que o mesmo perceber que um determinado atleta não está em condições de atuar e solicitar ao treinador a substituição imediata do mesmo;

ART. 32 - Caso seja constatado durante ou após a competição, que um atleta inscrito como membro do bloco, não seja de fato membro do mesmo, a comissão organizadora, através de seu Conselho Disciplinar poderá punir o atleta e/ou Bloco sob pena de eliminação do certame e suspensão de ambos nas futuras edições desta competição.

ART. 33 - Os casos omissos não previstos neste regulamento, bem como a sua interpretação, serão resolvidos exclusivamente pela ADESPP.


TERMO DE COMPROMISSO

Nós, dirigentes de equipes estamos cientes de tudo que rege este regulamento, nos responsabilizamos em repassar as informações aos nossos atletas, e concordamos em respeitar, colaborar e seguir fielmente todos os itens deste Regulamento no qual assinamos abaixo como forma de acordo que fica firmado.

São Paulo do Potengi 1º de fevereiro de 2016.



Equipes
Assinatura dos dirigentes


















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